terça-feira, 6 de julho de 2010

Entrevista com Beto, o frontman do Your Fall




Entrevista com o vocalista da banda curitibana Your Fall.

Energia e agresividade, é assim que Beto se comporta nos palcos.Saíba um pouco mais sobre o frontman de uma das melhores bandas de hardcore do país.


Olá Beto, é um grande prazer entrevistar você e saber mais sobre sua vida no hardcore e um pouco dela fora dos palcos.

Desde já eu agradeço ter aceito participar do blog e vamos lá!

Conte-nos quando e como conheceu o hardcore e consequentemente o straight edge. Diga o que isso significa para você?

Ae Paulo, primeiramente obrigado pelo convite e pela oportunidade de participar do seu blog, é sempre bom poder explicar e divulgar melhor nossas opiniões para quem tem interesse.
Bom, minha história com o hardcore deve ser a mesma de muita gente, comecei a ouvir bandas de punk/hardcore mais ou menos em 2000, quando estava no ensino médio, com 15 ou 16 anos. Tinha alguns amigos envolvidos com a cena, que possuíam bandas e eles acabaram me influenciando a seguir este caminho. Aproximadamente um ano depois eu conheci o straight edge e me identifiquei rapidamente pois eu já era “livre de drogas” e o q fiz foi apenas adotar o rótulo (risos). O straight edge me fez ver a cena hardcore de uma maneira diferente, conheci bandas e pessoas novas, me envolvi mais ativamente com tudo isso e, querendo ou não, até com questões mais políticas.

Pra mim o hardcore é algo que devemos viver no dia-a-dia. Sigo isto no trabalho, no trânsito, nos meus relacionamentos ou em qualquer lugar. Tento sempre ser humilde mas não a ponto de não ter orgulho do que sou ou de onde vim, tento sempre respeitar os outros, mas isso não quer dizer que não irei brigar pelos meus direitos ou para defender aquilo q acredito ou aqueles que amo. O hardcore é principalmente um ponto de crítica, que me faz prestar atenção e criar uma opinião própria em relação a tudo o q ouço, leio ou vejo.

Fez parte de outras bandas alem do YF?

Cheguei a ter alguns projetos paralelos que não se desenvolveram. O próprio Your Fall surgiu de uma antiga banda, o Revés.

Você é vegan/vegetariano? E qual a sua posição quanto a isso?

Sim, eu sou vegetariano. Mais especificamente ovo-lacto-vegetariano e tenho orgulho em dizer que o sou a 7 anos.

Apesar de não ser vegan, minha posição sobre o vegetarianismo é basicamente a mesma de qq pessoa q resolve adotar esta dieta: não acho correto matar um animal sendo que posso sobreviver sem fazer isto. Tmb existe aquela questão de “fazer bem ao mundo”, tentando diminuir o desmatamento, etc. mas vejo isso mais como um bônus, uma consequência... enfim, tento sempre fazer a minha parte.

Outra coisa que eu acho importante ressaltar é que não tento impor o vegetarianismo (ou qq das minhas ideias) a ninguém, se alguém tiver interesse, vai perguntar e eu vou falar com o maior prazer.

Em 2008 o Your Fall fez uma Tour européia com a banda italiana Locked In.

Conte como foi pra você a experiência de fazer uma tour pela Europa e qual foi a sensação de poder estar numa turnê fora do nosso país e mostrar o hardcore brasileiro em diferentes países do velho continente?

Porra, essa turnê ficou marcada! 6 países, 14 shows. É uma experiência que eu gostaria que todos pudessem ter a oportunidade de viver. Só acreditei que realmente estávamos fazendo uma turnê na Europa depois que o primeiro show acabou (risos). Conheci ótimas pessoas lá, em especial o pessoal do Locked In, nosso motora Gab, Rudi e o Velleio que tenho como amigos até hoje.

O público europeu tem bastante interesse em conhecer as bandas do Brasil e da América do Sul, comentavam conosco sobre outras bandas daqui q eles conheciam, o que me deixou bastante surpreso, pois eles conhecem várias!


A diferença da cena nacional para a européia é muito grande? No seu ponto de vista, quais foram as principais diferenças que você viu nas pessoas e na organização dos shows?

Cara, existe uma certa diferença sim que tratarei mais abaixo, mas nos show em si eu me senti bastante em casa. O que eu vi lá é praticamente a mesma coisa daqui, os mesmo tipos de pessoas, a mesma mensagem, a mesma empolgação. Tocamos em shows com uma estrutura enorme e em outros não tão grandes assim, mas a maior diferença mesmo foi em relação ao tratamento que os organizadores dão às bandas e quando eu digo bandas, estou dizendo todas elas, desde a banda local que está abrindo o show, até a banda principal que veio de outro país. Eles apoiam bastante as bandas locais, coisa que eu sinto muita falta aqui no Brasil, aonde a impressão que tenho é que tudo o que vem de fora parece sempre ser melhor.


Você já dividiu palco com diversas bandas internacionais. Cite algumas e nos fale qual a sensação que você sente ao tocar com bandas de renome mundial.

Já tocamos com algumas bandas gringas aqui no Brasil, inclusive já fizemos turnê com 3 delas que são o No Turning Back, Watch Your Step e o Outbreak. Também já dividimos o palco com Sick Of It All, Ignite, Propagandhi, Have Heart e Terror.

Pra ser bem sincero eu não ligo muito de tocar com bandas de peso como essas, salvo aquelas que eu curto pra caralho e tenho um puta respeito, como foi o caso do Sick Of It All.


Quais os projetos futuros do YF? Teremos novidades para esse segundo semestre de 2010?

Estamos com vários projetos no papel, mas que não estamos conseguindo realizá-los. O principal deles é o lançamento das músicas novas, que já estão prontas, porém estamos sem grana pra gravar. Estamos tentando fazer algum dinheiro com shows e vendendo merch, mas a coisa não tá fácil.


Como você vê o hardcore de hoje, e o que acha da cena curitibana, da nacional e das bandas?

Cara, pra mim a cena Curitibana está em crise, as pessoas simplesmente pararam de comparecer aos shows, fazendo com que o custo para se organizar um não seja viável. É triste dizer isto, mas para mim é a realidade. Pra você ter uma ideia, este ano tocamos apenas duas vezes e as duas foram em SP (valeu ao pessoal pelo convite). Eu sinto que em SP as coisas não parecem ter morrido, pois em ambos os shows a casa estava com uma quantidade muito boa de pessoas.

Sobre o resto eu tenho um ponto de vista meio crítico. Estou cansado de ver bandas sendo formadas e descontinuadas pouco tempo depois. Gostaria de ver elas durarem mais, ter mais comprometimento por parte dos integrantes, as pessoas desistem fácil hoje em dia. Outro ponto importante é a falta de “profissionalismo” que ronda o hardcore. DIY não é fazer as coisas de qq jeito, mal feitas e tal, mto pelo contrário, o “faça você mesmo” é uma oportunidade de mostrar quem você realmente é e do q é capaz de fazer.


Tive poucas oportunidades de assistir os shows do Your Fall, mas nessas poucas vezes e pelos vídeos que já assisti da banda você demonstra muita atitude e uma energia enorme, de onde vem tudo isso, o que você tenta passar para as pessoas quando está no palco?!

Vou tomar isto como um elogio (risos). Várias pessoas já me falaram que o nosso forte são os shows, e fico bastante feliz com isto. Pra mim um show de hardcore é assim, energia, diversão, agressividade! É isso que eu tento passar quando estou lá em cima, encarando cada um de vocês.


Alem do YF, o que você faz no seu dia-dia e o que gosta de fazer nas suas horas vagas?

Fora do Your Fall eu sou um cara que tenta sobreviver nesse mundo egoísta que nós mesmos criamos. Sou profissional de TI em uma faculdade e fico satisfeito em saber que trabalho em um lugar que pode agregar algo à sociedade e às pessoas em geral, isso não quer dizer que se a coca-cola me oferecesse um emprego de 5mil reais eu não trabalharia para eles (risos).

Sou um cara bastante caseiro, prefiro gastar meu tempo lendo um livro, jogando um game, ouvindo música ou rabiscando alguma possível letra ou texto. Também gosto bastante de ir ao cinema e a museus e sempre que posso faço essas coisas na companhia dos amigos e/ou da minha namorada.


Quais são suas bandas e discos favoritos e o que tem ouvido ultimamente?

Minha banda favorita é o Cro-Mags. Falo isso de boca cheia! Felizmente tive a oportunidade de assistir ao show deles em SP no mês passado.

Dentre as bandas que estão atualmente no meu MP3 Player eu cito: Metallica, Nirvana, NWA, Descendents, No Warning e Mike V. And The Rats.

Alem do hardcore, algum outro estilo musical lhe agrada? Conte-nos o que.

Com certeza! Como fã de música gosto de vários outros estilos: Rap e Reggae estariam entre os meus favoritos. Também gosto bastante de músicas antigas, anos 50/60.


Beto, agora vamos entrar num assunto meio complicado...

Estamos nos aproximando das eleições, vamos decidir como serão os próximos anos do nosso país e estado.

Qual a sua visão política e o que acha do cenário político atual e de tudo que vem acontecendo ultimamente?

Cara, realmente este é um assunto complicado (risos). O que eu posso dizer é que desde a última eleição eu procurei me informar melhor sobre meus candidatos, baixei as propostas dos que mais me interessavam e lí, mas como nenhum me agradou eu votei nulo.

Sobre as eleições deste ano eu ainda não comecei a correr atrás das propostas, mas já me decidi que não votarei para que este governo atual continue no poder. Não me identifico com eles e acho que, apesar de algumas ideias serem boas, elas foram feitas da maneira errada, como é o caso das cotas e da bolsa família.

Minha maior indignação sobre o tudo o que vem acontecendo no cenário político atual, é o fato de nós, eleitores, sermos acomodados. Deveríamos seguir o exemplo de países vizinhos que não se calam perante escândalos e crises, deveríamos sair na rua exigindo nossos direitos, bater panela e cobrar nossos representantes!

Realmente é algo muito complicado.(risos)


Beto, desejo muito sucesso pra você e para todos do Your Fall, que venham mais álbuns e mais turnês nacionais e gringas!

Tudo de bom e um grande abraço!!!


Deixe uma mensagem para os fãs do Your Fall e para os leitores do blog.

Valeu Paulo! Agradeço pelo apoio. Queria parabenizar pela iniciativa e não deixe essa força de vontade morrer.

Aos demais, aguardem que em breve o Your Fall estará com material novo!

Abraços.


Confiram o Your Fall em:

http://www.myspace.com/yourfallhc

http://twitter.com/yourfall




4 comentários:

  1. boa iniciativa man, continua com o blog.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. parabens pela pelo blog e para familia YF ae...
    e isso ae paulada agora mante a energia e o PMA !
    abraçao ! saudades

    ResponderExcluir